O que se faz em 3 minutos? Podemos preparar um macarrão instantâneo, ler uma notícia, talvez até ouvir uma música lançada no início dos anos 2010, antes da aceleração das coisas, da rapidez geracional. Hoje é tudo criado para o TikTok, mastigado em forma de uma “rapidinha”, nas pressas, onde sempre estamos na busca por algo. E até o novo já ficou velho até você chegar ao fim desse post. Na moda não seria diferente, e é esse tempo (ou a falta dele) que o estilista #MarcJacobs questionou ontem em um desfile que levou cerca de 3 minutos para acontecer.
O inverno 2023 trouxe o ar dos anos 80, perfumando a revolução digital e imagética. O release? Feito por Chat GPT. As formas são retas, até um pouco engessadas pelos blazers de ombros largos, talvez como uma fórmula pronta para tudo que consumimos. Um padrão. Mas tem os momentos curiosos, como os vestidos mini mais maleáveis e tecidos sutis. Há o olhar esperançoso em meio às formas.
Nos anos seguintes mudamos o rumo de nossas vidas drasticamente e não como André Courrèges imaginava na Space Age com carros voadores e roupas para humanoides. Mudamos na aceleração do tempo, do consumo, da liquidez das relações, do pertencimento.
Bem disse Chico Buarque: “Tudo é vário. Temporário. Efêmero. Nunca somos, sempre estamos!”. A grande preocupação é como moldamos a realidade além do online, onde os descartes não são apenas da poluição do meio ambiente através de produtos datados, mas de pessoas. Como não pontuar a dança das cadeiras na moda onde estilistas não estão passando nem quatro temporadas à frente de uma marca?
Marc faz uma sátira sobre nós mesmos. Eu, você e toda a audiência espera por uma ressaca do consumo excessivo de informação e nessa corrida maluca por algo que já não sabemos nem o que é. Estamos tão limitados a consumir tendências e visões passageiras que deixamos de lado o sabor das novas descobertas.
Semanas de moda acontecendo. Daqui a pouco teremos um novo SPFW e já paramos de falar dos desfiles que aconteceram no fim de maio. Seguimos o piloto automático até que uma pane significativa aconteça. Se é que vai acontecer.
Na agilidade dos 3 minutos, parece que cada vez mais estamos perdendo o rumo.