No começo da semana, deu-se início aos desfiles de Alta Costura em Paris. Muito se fala sobre as roupas incríveis apresentadas pelas tradicionais marcas da moda como Chanel, Dior e Valentino, por exemplo. Mas, aqui no Brasil, algumas empresas se auto intitulam como haute couture– termo em francês. Existe alta costura no Brasil?
A resposta é NÃO.Para se enquadrar no seleto grupo de marcas que levam consigo essa nomenclatura tão desejada, algumas regras precisam ser seguidas e você descobre agora nesse post.
Quem define o que é, e o que não é Alta Costura, é a Federação da Alta Costura e da Moda. Para se enquadrar, a marca ou estilista precisa ter um atelier em Paris, contar com uma equipe de pelo menos 15 pessoas fixas, apresentar duas coleções anualmente em janeiro e julho com o mínimo de 35 looks, além de fazer roupas sob encomenda, é claro.
O mais interessante é que mesmo sendo bem exclusivo e com valores elevados, as grifes não se sustentam com as peças sob encomenda. No mundo todo, existem apenas cerca de 4 mil colecionadoras de alta costura. O que faz com que as marcas continuem em funcionamento, são artigos como maquiagens, perfumes, bolsas e acessórios em geral.