João Guilherme, cropped e masculinidade frágil. É possível reagir?

Qualquer bom árbitro da moda masculina há de concordar que poucos itens tem um caráter tão sutil, controverso e político quanto o cropped. Não é de hoje que a peça sofre uma certa discriminação do “público tóxico masculino”. Vítima da vez, o ator @joaoguilherme se tornou alvo de insultos virtuais após postar uma foto usando o item durante em Paris.

Foto/Reprodução

A percepção de que um homem usando um cropped deve ser gay e, no mínimo, feminino, é quase irônica, já que a ascensão do cropped é rastreada a partir de uma das atividades mais hipermasculinas de todos os tempos: o futebol americano. As camisas de futebol estavam constantemente sendo rasgadas durante os jogos, expondo os torsos e abdominais dos jogadores. Essa “exposição acidental” originou uma tendência no início dos anos 80 de jogadores deliberadamente cortando suas camisas para mostrar seus corpos esculpidos.

Foto/Reprodução

Para quem cresceu entre os anos 80 e 90, a referência pode se tornar um pouco mais nítida: você irá lembrar do filme “Rocky III” de 1982, em uma cena em que Carl Weathers ostenta a camisa cropped;

Foto/Reprodução

ou até mesmo do clássico de terror “A Hora do Pesadelo”, com a estreia de Johnny Depp, em 1984.

Foto/Reprodução

Déjà vu total para quem assistiu quando Will Smith, apareceu em “Um Maluco no Pedaço”, em 1990, com uma camisa cropped.

Foto/Reprodução

Mas, no final dos anos 80, a imagem do cropped começa a mudar. Se antes a camiseta recortada reforçava um padrão de masculinidade, marcada pelo culto ao corpo, esporte e atletismo, nesse novo caminho ela ganha outro significado, é a partir da figura do cantor Prince, em Wembley, em 1986, que o cropped passa por um rebrand.

Foto/Reprodução

A medida que o cropped ganhava uma nova identidade nos anos 90, o público hetero-masculino se distanciava ainda mais do item. A represália que envolvia as questões de gênero também partia de um contexto muito mais amplo: a crise da HIV/AIDS; o advento de políticas como Don’t Ask Don’t Tell, e o brutal assassinato do jovem gay Matthew Shepard, nos EUA.

Embora todo o ideal de virilidade imposto pela masculinidade frágil, o cropped também acrescenta um leve ato sutil de emancipação – uma avaliação de como as roupas ficam emaranhadas na expectativa social.

collab: @matheushab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo